RMB - Vivenciando as mudanças da vida. Vá agora para a nova RMB! rpgmakerbrasil.net!

Como terminar um projeto

Compartilhe
    KIU
    Colaborador
    Colaborador

Masculino Mensagens : 168
    Experiência : 3134
    Reputação : 20

Como terminar um projeto

Mensagem por KIU em Qua Fev 22, 2012 2:37 am

Como terminar um projeto

Você já se perguntou: Por que eu nunca consigo terminar um projeto?
    A resposta é simples, seu projeto é, sem ofensas, mal planejado. Se estiver mesmo disposto a terminar alguma coisa, essa coisa deve ser planejada em seus detalhes, o caminho deve ser traçado antes de qualquer coisa.
    Vou apresentar algumas idéias, uma aula de como terminar um projeto, desde seu planejamento até a execução, e com vontade poderemos ter muitos projetos tornando-se jogos completos. Eis o que podemos fazer:

Passo 1 – Antes de mais nada

Spoiler:
    Tudo deve começar tendo em mente algumas coisas.
    A)É um projeto de carreira: “Solo”, pode ser feito por uma só pessoa, tem certas vantagens, apesar de acabar sendo mais lento, mas isso garante uma qualidade pessoal, nada é impossível; “Em Equipe”, deve ser feito com o mínimo de pessoas possíveis, tudo para evitar desacordos, uma equipe não pode ter um membro que possa vir a atrasar todo o projeto, sem esquecer que um líder é prioritário, ele deve ser respeitado, assim como ele deve respeitar, pode se ter até 2 lideres, mas os dois devem saber exatamente o que ambos pretendem, eles devem ter pensamentos parecidos sob o projeto; “Dupla”, perfeito para projetos de curto período, a dupla deve ser entrosada, ninguém deve ser maior ou inferior, pode ser que um tenha o papel de traçar o projeto, mas sempre com intuito de saber um do limite do outro, tendo sempre cada um suas funções bem definidas.
    B)É um projeto de tamanho: “Pequeno”; podendo ser feito por qualquer carreira, apesar de perfeito a Dupla, sendo realizado em até 6 meses; “Médio”, melhor para Dupla e Equipe, feito de 6 meses à 1 ano; “Grande”, super projetos bem elaborados devem ser feitos por no mínimo 3 pessoas, levando o tempo de 1 ou mais anos, sem tempo definido, lembrando que para outras carreiras nada é impossível, mas não aconselho.
    C)Roteiro: Simples, ou você tem uma história ou só um tema em mente, é muito divertido quando não se tem uma idéia fixa, quando a história se desenrola ao percorrer do projeto. Muitos Makers o fazem sem admitir, mas sem duvidas, já saíram projetos improvisados que no fim foram os melhores. Se quiserem um exemplo procurem um jogo chamado Craber, um mini projeto feito em 1 mês. Ele é a razão desse tutorial aqui existir.

Passo 2 – Planejamento
    Spoiler:
    Tendo tudo certo... É hora do projeto! Sua vez!

Lembrando sempre que nada é impossível, é só ter vontade. Comecemos com a visualização do projeto. Se já tiver uma história (isso serve se não tem também), é muito grande e você não consegue terminar, sugiro que comece do zero, pegue e faça um resumo, se não consegue, apenas escreva a história em poucas palavras, como se faz na apresentação do projeto, não se importe com detalhes. Em fim, para planejarmos, imagine todo o jogo em um mapa, mesmo que seu projeto não irá ter um Mapa Mund, mas faça. Comece coma as duas partes mais importantes de um jogo, encaixe o começo e o fim, esses devem ser as duas partes mais elaboradas o possível, o começo para dar uma boa impressão e o fim para o jogador não ter remorsos de ter jogado. Agora o meio, coloque o resumo lá, assim teremos o esqueleto, o mapa mostra a rota a ser seguida para que tenhamos a certeza do tamanho e o tempo a ser gasto, faça essa visualização da maneira que preferir, vou dar um exemplo de uma forma que acho legal.

O que nós vemos nesse caso?
    Vemos um mapa, com enumerações de 1 a 7, 1 é onde o jogo inicia, a cidade natal do personagem, que podemos chamar de Hero, a história se desenrola na sequencia numérica, o jogo a caba em 7, onde está o Boss final.
    Agora vou por o resumo nesse mapa.
    [spoiler]Hero percebeu que sua cidade natal está em perigo, já que o malvado Bós quer dominar os reinos por vingança de terem abandonado seu pai quando esteve me crise de guerra civil, onde pai de Bós morreu. Hero segue de sua cidade (1) para a Savana Tropical (2), em busca de sobreviventes de um ultimo ataque que ocorreu ao centro comercial de La. Percebendo que há necessidade de aliados, parte para o deserto, onde os rumores apontam haver rebeldes contra a causa de Bós. No deserto Hero é encurralado e preso na Fortaleza Nômade (3). O que parecia ser terrível levou a uma nova chance, eles são os rebeldes e logo se alia a eles, ele é convidado ao comitê diplomata que buscará aliados fora do continente. Logo partem para o Porto Industrial (4), pouco depois da chegada o porto é atacado assim que eles estavam para partir rumo ao mar, e ocorre sua fuga muito penosa. Eles rumam para a ilha de Pihara (5), um dos rinos a se aliar, após seu bem sucedido acordo, eles se defendem dos mesmos invasores do Porto Industrial, mas dessa vez eles não fogem e ainda melhor vencem. Ao termino da batalha vão para as Terras Frias (6), fazem a uniam e logo partem para Castela Umbra (7) onde os 3 reinos se unem em uma vitória esmagadora contra a ganância de Bós.

Em pouco tempo criei esse esquema, só um pouco de criatividade e podemos fazer a coisa fluir.

Sitação recomendada:

Spoiler:
    o Mario no começo era um clichê bem barato lembra, o homenzinho que vai salvar a princesa presa no castelo, mas a equipe do game desenvolveu mais a história do mundo onde se passa a aventura e com isso ficou uma coisa que parece ser completamente unica, as vezes é a mistura de muitos clichês que faz com que uma história se pareça original, tente misturar idéias que você já teve com outras que você já viu por aí só não deixe com que fique uma coisa muito óbvia, tipo história de reino com história de salvar a princesa, misture coisas que parecem não fazer sentido como aliens e fantasmas mas sem fujir muito do aceitavel pra não ficar uma coisa sem pé nem cabeça (Eita expressão velha Ralph .-. ) como um mago que é caminhoneiro e luta contra gangues no rio de janeiro (qual o sentido nisso? Ralph ¬¬ ) tente dosar a mistura de coisas ou pode acabar como uma palhaçada, uma história sem credito, no final oque mais vai contar no seu desempenho é a sua liberdade criativa tente ir no começo jogando qualquer coisa que você achar legal, depois você vai lapidando a ideia corrigindo aquilo que for conveniente e com um pouco de paciência você vai estar com uma ótima história pronta.
    Por darkchaos

Passo 3 – Mão na massa
    Spoiler:
    Depois de tudo calculado, membros com seus papéis e história na ponta do lápis, independente da situação, vamos a ação.

É sempre bom começar com o inicio da história melhor possível, bem incrementado. Quando for aos cenários tenha um padrão a ser cumprido, começando com a parte histórica do cenário, se não haver nada do tipo, faça o seguinte em prioridade, estabelecimentos, lojas, se for o caso a lista de lutas, deixe detalhes por ultimo, se não perderá o tempo assim como o foco do jogo. Depois do principal pronto, pode começar o incremento, os detalhes, os quests, as demais casas, pessoas falando asneiras e tudo mais. Se for em equipe, era bom ter alguém só para esses tais detalhes. Tudo certo, terminamos um ou dois cenários completos com o início desejado, alguém tem de testar né? O Alpha Tester deve ser alguém do grupo, ou o Maker se for solo, e o Beta deve ser uma opinião de fora, o próprio fórum pode proporcionar isso. Os testes são devem acompanhar cada estágio. Primeiro todo o evento de inicio ao jogo, quando OK se faz o primeiro cenário, antes dos detalhes e após eles, se fazer muita coisa antes dos testes pode acabar sendo uma grande perca de tempo, pois será muito erro a ser arrumado, não deixe isso para depois, muitos projetos acabam logo de inicio por esse motivo.

Por fim crie um ritmo, seguindo o estilo do jogo, um estilo é a forma que as coisas tomam. Ex: Estilo Herói Mudo, nesse ele não diz nada, evita perca de tempo em discursos longos, nesse ritmo personagem dizem o que se passa e ocorre uma ação, assim por diante.
    Outro estilo pode ser o estilo do Craber, eu chamo de estilo Herói Exibido, nele o personagem tem plena conciencia de que é um personagem de história, assim em suas falas ele: Fala normal > Fala do jogo > Ação > Fala do Jogo > Fala normal.
    Esse é o ritmo tomado, assim podemos saber se ele falou demais ou não. Isso fica a critério do Maker, é apenas uma forma referencial para evitar aqueles discursos sem fim. Você acha que ta arrebentando, e quando testa o Maker pensa: “Aff! Acho que coloquei muita fala aqui, mas eu acho necessário. Mesmo assim acho que quem vai jogar acabará se enjoando. O que faço?!”
    O ritmo evita isso, mesmo quando acaba tendo uma parte longa, é só cuidar para não falar da mesma coisa só que com palavras diferentes entendem?
    Se seguirem um ritmo com os métodos de cenário citado até o fim, o projeto termina.

É isso aí! Agora vá e faça um teste, desenvolva seus próprios métodos de encerrar seu projeto e pode até compartilhar conosco! Qualquer duvida me contatem por PM, dependendo posso até dar uma áudio aula pelo Raid Call. Vão em frente e digam o que acham do Tuto. Pode dar uma nota de 1 a 10 se preferirem OK?

See Yah!

Última edição por KIU em Qui Maio 31, 2012 10:19 am, editado 1 vez(es)
    Alucard_2
    Administrador
    Administrador

Masculino Mensagens : 820
    Experiência : 3813
    Reputação : 57
    - : Melhor Tutorial - Oscar 2010

Re: Como terminar um projeto

Mensagem por Alucard_2 em Qua Fev 22, 2012 2:51 am

Olha, posso dizer que tudo que está aí é verdade =D
    Foi bem elaborado, e confesso que faço uma das coisas que você disse para não fazer, e realmente isso atrasa muito xD Eu vivo brincando de ver como seriam as batalhas lá pelo LV 40, montando o Boss e tudo mais para testar xD

E foi muito boa a ideia do ritmo, algo muito interessante no tutorial.

Parabéns, +Rep =D

Flyer
    Associado
    Associado

Experiência : 2280
    Reputação : 13
    - : Nada :) - : nada :)

Mensagem por Flyer em Qua Fev 22, 2012 10:59 am

Gostei... Ralph :D

IH!No meu 1º eu fui fazendo tudo na hora... Eu nem pensei assim.............
    Fui criando ...... Também não sabia usar as opções direito...

Espero conseguir algo melhor nesse meu segundo...
    KIU
    Colaborador
    Colaborador

Mensagem por KIU em Qua Fev 22, 2012 11:11 am

Vai nessa, qualquer coisa é só falar!

See Yah!
    Eddye44
    Veterano
    Veterano

Masculino Mensagens : 392
    Experiência : 3398
    Reputação : 94

Mensagem por Eddye44 em Sex Mar 09, 2012 11:09 am

lol, mto bom msm, cara
    tava pensando em um mini projeto para o VX Ace, pra ajudar a animar o pessoal do forum, agora com certeza o farei.
    mto boas as dicas
    vlw

+ rep
    KIU
    Colaborador
    Colaborador

Mensagem por KIU em Sex Mar 09, 2012 4:40 pm

Quando fiz esse tutorial, fiz ele para compensar minha falta de Projetos, já que eu não posso fazer nem um, to sem PC.

See Yah!
    Best_Eventer
    Associado
    Associado

Masculino Mensagens : 50
    Experiência : 2179
    Reputação : 16
    - : Nada :) - : nada :)

Mensagem por Best_Eventer em Dom Jun 03, 2012 12:19 pm

REP+ Kiu muito bom mesmo
    Lhu!