RMB - Vivenciando as mudanças da vida. Vá agora para a nova RMB! rpgmakerbrasil.net!


    [Tutorial] Javascript #2 - Variáveis Lógicas

    Compartilhe
    avatar
    cranem258
    Moderador Global
    Moderador Global

    Masculino Mensagens : 245
    Experiência : 3252
    Reputação : 37
    - : Nada :) - : nada :)

    [Tutorial] Javascript #2 - Variáveis Lógicas

    Mensagem por cranem258 em Sex Maio 18, 2012 5:43 pm


    2.0 - Variáveis Lógicas

    Boa tarde! Bem vindos à segunda aula de Javascript Lógico. Hoje vamos falar sobre as variáveis, como podemos utilizar elas para interagir com nosso site e como podemos agir nas próprias variáveis.
    Começando do começo, as variáveis são bem simples de compreender, elas são valores que podem ser modificados conforme nós quisermos, para nomear esses valores utilizamos do código: "var x = 2;".




    2.1 - Analisando o Código Ralph .-.

    No caso, o código "var", indica que vamos nomear uma variável ao programa, o "x" é em si o nome da variável, que pode ser qualquer um, mas não pode ter espaços, pode ter "_"(underline) e até "$"(cash), mas normalmente nomeamos com nomes simples e fáceis de repetir e detectar, a menos que queira complicar o script ainda mais. Exemplos de nomes válidos seriam: "$x" "$X_Y" "x_y_z" "x$y$z" "$x_x1". Mas preferimos usar só o "x". Depois do nome vem um "=" (igual), e por fim o valor da mesma, que no nosso caso é "2", depois do valor, colocamos um ";"(ponto e vírgula) para podermos fechar a linha de código, e o programa pular para o próximo comando dado.

    2.2 - Valores de uma Variável

    No nosso exemplo, nós demos o valor "2" para a variável, isso significa que a variável x vale 2, em numeral, mas e se escrevêssemos:"var x = "2";"?
    Neste caso, nós adicionamos aspas ao valor da variável, isso tornou seu valor uma string que é um valor de texto ou código qualquer, no caso, não é um numeral, e não pode ser calculado com operadores.
    Os operadores sao interligadores de dois valores de duas variáveis, ou de valores soltos no código, basicamente é como contas de adição e subtração, no caso, o "+" e o "-" sao os operadores, respectivamente. Se nomeássemos uma string, nao poderíamos calculá-la logicamente, mas racionalmente, ou seja, se você somar a string "Meu nome é" com a string " cranem258", o valor de saída será Meu nome é cranem258 . Basicamente, nao da para somar strings logicamente, o que seria "2 + 2" . Que teria a saída de valor "4". (LISTA DE OPERADORES)

    2.3 - Dentro do Script (Exemplo)

    Agora que tal aplicarmos isso na prática, dentro do site? Ok, vamos fazer como antes, chamar o objeto "document" e executar sobre ele a açao "write" mas vamos classificar o elemento de ação com uma variável dessa vez, que será:
    "var numero1 = 5;"
    E então mais outra:
    "var numero2 = 10;"
    Agora colocamos isso na prática do elemento, após nomea-las, colocamos o código de ação, no caso o mesmo da aula de antes:
    "document.write(numero1 + numero2)"
    Preste atenção que trocamos os valores dentro dos parênteses (que é a classificação do elemento de ação) para as variáveis que nomeamos, fazendo uma operação entre elas, usando o sinal de soma ('+'). Vamos colocar isso tudo dentro do html no seguinte código:
    SCRIPT:
    Copie e Cole este código em um bloco de notas e salve como "teste.htm" em seu desktop, abra e veja. Está também em anexo.
    Código:

    <html>
    <body>
    <script type="text/javascript">
    //Javacript
    var numero1 = 5;
    var numero2 = 10;
    document.write(numero1 + numero2);
    </script>
    </body>
    </html>

    Ao abrir o arquivo, aparecerá o número 15 na tela, isso porque somamos as variáveis nomeadas, se quisermos podemos modificá-las no script para receber resultados diferentes, ou até modificar o operador após o "write".
    Agora vamos olhar a estrutura do exemplo e finalizar esta aula.
    EXEMPLO ESTRUTURAL:

    Até a próxima!
    ~Nyan :3


    *Qualquer dúvida comentem abaixo.

    Anexos
    Exemplo 2.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (1 Kb) Baixado 4 vez(es)


    _________________________________________________
    ~nyan

    "Distance makes the heart grow cold, and time weathers down all promises." - yuumei @ deviantart 


     
    [abre uma nova guia!]

    CopyRight:
    Todos os direitos das imagens utilizadas em meu avatar e userbars particulares são de
    JayNaylor®.
    Elas são disponibilizadas nas Comics em seu website.
    No entanto, em seu site, conteúdo pago inapropriado para menores talvez seja visualizado sem aviso.

      Data/hora atual: Dom Fev 25, 2018 9:02 am