RMB - Vivenciando as mudanças da vida. Vá agora para a nova RMB! rpgmakerbrasil.net!


    [Tutorial] Como criar um Verdadeiro Vilão

    Compartilhe
    avatar
    RafaelSOPA
    Veterano
    Veterano

    Masculino Mensagens : 339
    Experiência : 3136
    Reputação : 53
    - : MelhorTópico - Oscar 2010

    [Tutorial] Como criar um Verdadeiro Vilão

    Mensagem por RafaelSOPA em Dom Jun 10, 2012 6:28 pm

    Como criar vilões com carisma e odiá-los???

    A parte mais complicada é o cara do mal aparece cheio de poderes, destruindo tudo e ???? destruiu uma vila do joão, ai o joão teve sua família morta e o cara saí em busca de vingança, bem isso é algo beeeeeem clichê! vamos lá.
    Eu faço uma campanha desde 1994 de fantasia medieval, e para criar um vilão onde os jogadores tenham ódio neles eu tenho que usar muitos artifícios onde eles possam ter que se envolver diretamente ou indiretamente com o tal vilão! Na maioria dos Rpgs eletrônicos, vemos historias como acima, mas um bom rpg tem que ter algo a mais para atrair os jogadores como em FF IV, breath of fire 4, chrono trigger e etc..

    1º História do Vilão

    Fazer com que o vilão tenha uma historia pode ser algo que faça os jogadores terem interesse em acabar com os planos dele, vamos lá vou fazer um vilão assim do nada:
    PS: o nome do vilão é algo beeem importante, por isso pense bem, mas como é um tuto vou chama-lo vulgarmente de "Dargot"!

    História:

    Dargot era um filho bastardo do rei com sua criada, como o na época medieval a briga pelo trono era algo perigoso e filhos bastardos ficavam de fora Dargot foi enviado para um mosteiro e lá se educou como um paladino, mas o coração dele estava voltado para a indignação de ser um bastardo! existiam 3 irmãos que eram príncipes legítimos! depois dos 16 anos Dargot foi chamado pelo rei para trabalhar defendendo o reino, mas com seu coração sedento de vingança quis o poder! e decidiu que depois de ganhar confiança deveria se mover. Depois de um certo tempo Dargot conseguiu envenenar o rei e os príncipes sem que ninguém soubesse, agora sua mãe que também estaria nos planos decide mostrar que ele é um herdeiro do trono! o paladino que agora se tornara devoto de um deus oposto ao deus bom que ele jurou voto, se tornou em um algoz(algo tipo vingador) um contrário de um paladino e suas leis tiranas começaram a funcionar, com isso ele pode ter dominado outros reinos com seu poder de guerra. Até aqui da pra fazer introduções dos personagens de como eles entram na história, exe: um druida teve sua floresta destruída durante a guerra, um sobrevivente que buscaria se aliar a rebeldes para acabar com o reinado de terror, Dargot pode ter mandado matar os clérigos de sua ex-igreja e um clérigo pode ter sobrevivido ao massacre e agora acredita em ter a missão de acabar com o mal de Dargot. (vários modo até de colocar os personagens)

    Evolução do inimigo

    Com o enredo acima se pode começar uma enorme campanha, mas se o seu vilão for mais cruel e você ter que odiá-lo mais ainda para querer chegar lá e matá-lo com sede de vingança???? coisas que acontece em bons RPGs eletrônicos são as histórias que acontecem mostrando eventos. Dargot ao chegar e invadir mais um local manda os soldados estuprar as mulheres!! e transformar todos em escravos!! a família ou um amor de um dos personagens pode estar na cidade! ou ainda que tal o vilão monopolizar a água dos rios e todos sofrerem sua tirania e isso causando até mortes! ou ele convocar um dos personagens para ir a guerra contra sua vontade, talvez no retorno ele queira se vingar! o vilão pode ter mil idéias malignas sendo assim a cada coisa que ele faça que afete os heróis faz o jogador ter mais vontade de chegar no final e derrotar o tal.

    Encorpando

    Bem se realismo é o forte o maker pode também colocar interações com o vilão, talvez ele seja um cara que sofre de luxúria(alguém que queira sempre conquistar amores) e deseje um dos heróis como seu amante!!! ou o vilão pode emboscar os heróis e coloca-los numa arena(como em breath of fire 3) e nessa arena de vida ou morte os heróis vejam a sua crueldade, o vilão pode também ver a força dos heróis e querer recrutá-los, isso pode ser criado finais diferentes. Conversas com os heróis fazem como que o vilão tenha motivações e personalidade, use isso sempre se quiser vilões com boas explicações!

    Finalizando

    Para o encontro final o vilão pode ter algo para dar desvantagens aos heróis e fazê-los terem mais ódio, exe: ao saber que invadiram seu castelo! Dargot havia mandado preparar um local onde o MP é 0 (ou seja reduz o MP a 0 no início da batalha), isso faz com que ele começe mais forte que os outros, quanto mais armadilhas o vilão faz o torna mais temido! o jogador pensará 2x em ir ao combate final sem estar preparado! exe: estou com nivel 99! vou lá matar o boss, xiii a cada 5 turnos zera o mp, vou ter que comprar itens que lancem magia e recupere mp!

    Fazer um vilão que o jogador odeie é bem complicado, pois queimar vilas sem sentido (como ele vai arrecadar recursos???) e fica numa torre dando ordens faz o jogo ficar chato. É legal ver o vilão agindo e interagindo para se tornar o mal que ele é, pronto agora basta colocar tudo no jogo, não precisa ser um expert em criação de roteiro, coisas clichês funcionam bem, basta saber a hora de colocar, as grandes produtoras fazem isso e da certo!

    Tutorial by kdumal
    avatar
    Lhu!
    Colaborador
    Colaborador

    Masculino Mensagens : 167
    Experiência : 2202
    Reputação : 20
    - : Nada :) - : nada :)

    Re: [Tutorial] Como criar um Verdadeiro Vilão

    Mensagem por Lhu! em Seg Jun 11, 2012 12:19 am

    Cara, adoro tópicos assim, que ensinam a criar historias, muito legal RafaelSOPA! +1REP
    avatar
    darkchaos
    Colaborador
    Colaborador

    Masculino Mensagens : 179
    Experiência : 2300
    Reputação : 13
    - : Nada :) - : nada :)

    Re: [Tutorial] Como criar um Verdadeiro Vilão

    Mensagem por darkchaos em Seg Jun 11, 2012 12:02 pm

    Ficou demais Rafaelsopa, eu mesmo uso uma pá dessas dicas já faz algum tempo, principalmente a coisa de colocar o vilão interagindo mais na história ao invez de ele ficar apénas como o poderosão dando ordens indiretas de longe Ralph ¬¬ , é muito legal aquele vilão que as pessoas se identificam também sabe, como o coringa no batman, ele é o meu melhor exemplo de vilão insano (um vilão eu acho que sempre tem que ter uma pequena dose de loucura pra parecer mais frio e assustador Ralhp H ) vilões loucos são sempre uma boa escolha pra quando se fala de sádicos, haniball lecter (espero estar certo o nome) era assim, pelo tópico muito util (e muito show de bola Ralph :D ) +REP
    avatar
    vinikat
    Membro
    Membro

    Masculino Mensagens : 119
    Experiência : 2073
    Reputação : 13
    - : Nada :) - : nada :)

    Re: [Tutorial] Como criar um Verdadeiro Vilão

    Mensagem por vinikat em Qua Ago 29, 2012 5:11 pm

    você e um em um milhão RafaelSOPA!!
    +REP
    avatar
    YaacovB
    Colaborador
    Colaborador

    Masculino Mensagens : 214
    Experiência : 2727
    Reputação : 24
    - : Nada :) - : nada :)

    Re: [Tutorial] Como criar um Verdadeiro Vilão

    Mensagem por YaacovB em Qua Ago 29, 2012 8:02 pm

    Vi esse tutorial na Santuário RPG Maker

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Tutorial] Como criar um Verdadeiro Vilão

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg Dez 11, 2017 3:01 pm