RMB - Vivenciando as mudanças da vida. Vá agora para a nova RMB! rpgmakerbrasil.net!

Sobre Extras

Compartilhe
    Baranon
    Membro
    Membro

Masculino Mensagens : 133
    Experiência : 2260
    Reputação : 43
    - : Nada :) - : nada :)

Sobre Extras

Mensagem por Baranon em Dom Jul 15, 2012 3:12 pm

Vou falar algo simples aqui e talvez seja algo que todos já saibam, mas visto que não via ainda ninguém tocando no assunto e que os tutoriais da Night Melody me inspiram a falar nesse assunto vamos lá.

Eu não sei vocês, mas a primeira coisa que eu olho em um game profissional depois do Options é Extras. E com certeza eu olho um game com outros olhos quando tem extras nem que seja um New Game+. Temos exemplos muito bons disso com Chrono Trigger e Cross que ficou conhecido pelos seus doze finais diferentes; God of War que tem roupas diferentes para seu char após fechamento, depoimento dos criadores, monstros retirados etc. Castlevania Simphony of Night ganhou nota 10 na época de lançamento como melhor replay e eu joguei trocentas vezes, fiz todos os finais, aprendi os glitchs pra fazer mais que 200% de mapa.
    Então não é interessante ficar preso apenas no game, aquelas idéias cliches que vc acha que não vai ficar bom no game, personagens muito batidos ou de games famosos, na sua história principal não sejam uma boa, mas em um extra faz a alegria da marmanjada.
    Então como podemos criar Extras para o game??
    Criando Extras
    Finais
    Vamos começar pelo começo do fim. Um final bem feito é muito bom, mas e se suas ações durante o game pudessem afetar no fim, talvez um bem clichê, abdução alienígena. E se o ultimo boss te matar, faça um fim ruim de o que aconteceria se os vilões triunfassem na ultima batalha. Talvez se eu conseguisse teleportar agora para o ultimo boss, como seria o salvamento? Coisas assim chamam a atenção de players a continuar jogando, mesmo que o seu game não seja uma super produção.

Mini-games
    Lembro que Breath of Fire 4 era recheado desses mini-games durante o jogo. Imaginem se o alucard depois do fim do game voltasse pra casa dele e cuidasse de um pequeno jardim. A ideia pode parecer besta e infantil, mas garanto que muito nego continuaria a jogar mesmo depois de zerar o game um milhão de vezes. Quem sabe um estilo boss rush onde vc teria que lutar com todos os bosses do game por prêmios fabulosos ou bosses que não são dos games, ai com um new game+ vc poderia usar armas legendárias e fechar o game muito mais rápido a fim de ver salvamentos alternativos. Adorava Super Mário RPG em um side battle eles lutavam contra o Culex do Final Fantasy.

Tempo
    Faça testes em seu game. Quanto tempo o produtor do game gastou para fechá-lo? Uma hora. Ok agora se o player demorar uma hora ele ganha uma foto no fim estilo série Metroid que havia a lenda de ver a Samus nua (desculpem as mulheres presentes, mas é história que rolava na época), tinha nego que fechava o game mil vezes para diminuir o tempo e no fim ver a Samus de biquini, o que não era um prêmio ruim. Faça o mesmo, dependendo de quanto tempo o player demorou para fechar o game ele ganha algo, que pode ou não utilizar em um new game+

Galeria de fotos, videos e OST (original sound track)
    Coloque fotos dos personagens, disponibilize os videos para serem visto a qualquer hora, reproduza cenas e diálogos épicos do game, coloque as músicas para que o player possa ouvi-las a hora que quiser. Deixe que o player domine o game, nem que seja em uma pequena parte.

Curiosidades
    Alguém sabe o que a Samus tem a haver com o nosso Pelé??? Acredite o nome da protagonista da série Metroid foi baseado no nome do rei do futebol. Boato confirmado pelos criadores para revista Nintendo Dream. Eu to fazendo um game baseado em Metroid e Mega Man Zero. Vocês não gostariam de ver essa curiosidade no fim do game? Claro que sim e em todos os games.
    Mesmo que você tenha inventado todos os personagens e histórias, vc não teve uma inspiração? De repente assistindo Cidade Alerta, ou cantarolando no chuveiro, ou andando de metrô ou de moto; os Players gostam de saber esse tipo de informação porque de fato é interessante e faz com que o player conheça mais da história do personagem que muitas vezes faz mais parte da nossa vida do que amigos e colegas nossos.
    Só para terminar uma curiosidade sobre Mario, que eu posso revelar.
    O nome do personagem antes do lançamento era Jump Man, mas segundo Shigeru Miyamoto criador do bigodudo, O nome Mario surgiu somente depois, quando o game foi levado para os Estados Unidos. A escolha foi feita como uma “homenagem” ao dono do depósito que a Nintendo alugava em Redmond, chamado Mario Segale.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/video-game/19574-22-curiosidades-do-super-mario-que-voce-nao-sabia.htm#ixzz20iNwCCXT

Espero que tenham gostado, comentem por favor e pensem direitinho antes de subir a tela de Game Over após o salvamento do game.
    Alucard_2
    Administrador
    Administrador

Masculino Mensagens : 820
    Experiência : 3739
    Reputação : 57
    - : Melhor Tutorial - Oscar 2010

Re: Sobre Extras

Mensagem por Alucard_2 em Dom Jul 15, 2012 3:34 pm

Wow, gostei bastante das suas explicações =D
    Realmente são extras simples mas que chamam a atenção. Lembro-me de Dino Crisis 2, que tinha uns extras engraçados até: Durante o jogo, você podia encontrar alguns Dino Files secretos, que tinham informações sobre cada dinossauro para cada arquivo. O interessante era que em determinadas partes deles, haviam comentários das pessoas que teriam lutado contra eles (soldados de defesa, pesquisadores, cientistas, engenheiros...), citando como agiriam, mas tudo por base de suposições a respeito deles. Ou seja, o criador imaginou como seria uma "batalha" contra um deles e a fez "acontecer" na história. Isso se tornou muito intrigante. Sem falar de outros arquivos que informavam os procedimentos das pesquisas dos cientistas e engenheiros, contatos perdidos com determinados locais, relatórios, etc... Dava para fazer um filme com esses relatos!
    Enfim, estás de parabéns com o tutoria! + Rep a você!

SecretaEDEN
    Membro
    Membro

Feminino Mensagens : 87
    Experiência : 2454
    Reputação : 29

Mensagem por SecretaEDEN em Seg Jul 16, 2012 1:00 pm

Wow, muito bem Baranon, ainda bem que lhe inspirei para uma coisas destas.
    Os extras mesmo fazem os jogos mais divertidos. Fez bem a apontar os finais como extras, pois são extras e jogamos 101 vezes pa ver quantos finais podemos ter.
    O jogo Castle Chase por exemplo vem que uma parte de ending art desbloqueavel que me fez jogar mais vezes ate averiguar como conseguir todos os endings e ainda não os desbloquiei todos :P... O Amnesia também vem com extras, dependendo do final que te caia vem te partes de uma pass que depois abre uma pasta de extras. Apesar de ter medo de jogar o jogo, lá fiz o esforço para obter os três endings e conseguir a pass.
    Parabens pelo tuto, + rep. :3.

Última edição por NightMelody em Seg Jul 16, 2012 4:52 pm, editado 1 vez(es)
    cranem258
    Moderador Global
    Moderador Global

Masculino Mensagens : 245
    Experiência : 3178
    Reputação : 37

Mensagem por cranem258 em Seg Jul 16, 2012 4:23 pm

Não tenho muito tempo pra falar muita coisa, estou de viagem nas férias e estou bem inativo no fórum, apologizes. De qualquer forma, parei para ler o artigo do nosso amigo Baranon, e pensei em comentar aqui, achei muito bom o artigo, está quase impecável, se não fosse pequenas concordâncias aqui e ali, dava pra fazer texto de vestibular, mas como não somos críticos ou algo assim, digo que está ótimo, e pra continuar com os tutoriais, estou aprendendo muita coisa com eles. +Rep.

Até,
    ~nyan

"Distance makes the heart grow cold, and time weathers down all promises." - yuumei @ deviantart 

[abre uma nova guia!]

CopyRight:
    Todos os direitos das imagens utilizadas em meu avatar e userbars particulares são de
    JayNaylor®.
    Elas são disponibilizadas nas Comics em seu website.
    No entanto, em seu site, conteúdo pago inapropriado para menores talvez seja visualizado sem aviso.
    Baranon
    Membro
    Membro

Masculino Mensagens : 133
    Experiência : 2260
    Reputação : 43

Mensagem por Baranon em Ter Jul 17, 2012 12:17 am

Agradeço os reps da galera, e o comentário do Cranem. Obrigado pelo comentário, apesar de eu achar que não é tanto assim, mas fico muito lisonjeado, apesar do corretor ajudar. ralph XD

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua Dez 13, 2017 5:24 am