RMB - Vivenciando as mudanças da vida. Vá agora para a nova RMB! rpgmakerbrasil.net!

Sobre Manuais.

Compartilhe
    Baranon
    Membro
    Membro

Masculino Mensagens : 133
    Experiência : 2260
    Reputação : 43
    - : Nada :) - : nada :)

Sobre Manuais.

Mensagem por Baranon em Ter Jul 17, 2012 1:29 am

Spoiler:
    Quem lembra ou já teve um desse?

Por que fazer um manual?
    Bom porque você pode dar explicações sobre a origem dos personagens, o que aconteceu antes.
    Outro bom motivo, você pode explanar sobre a geografia, sobre cada item com fotos, sobre comandos do game que já estejam habilitados e que serão no decorrer do game.
    Em resumo o manual é um mini spoiler do antes e um pouquinho do durante. Ai o player não vai "Cru" pro game.
    Sem dizer que o game fica com ar de profissional. Imagine se você disponibiliza seu game em CD em uma capa de DVD e na capa o Manual. Quem é leigo pensa que você é Hideo Kojima.

Como fazer
    Prévio da história
    Comece com um pouco da origem dos personagens, todos que apareceram no game e com as melhores imagens que tiver, contudo não se delongue muito, pare exatamente onde o player ficará com curiosidade. O bom contador de história sempre deixa o público com curiosidade.

Geografia
    Fale do local onde se passa a história, conte o pedaço de alguma lenda ou curiosidade para atiçar a curiosidade do player; algo que será explicado melhor no game. Não importa se é uma ilha, vale, mundo ou planeta; não importa. Alias fale sobre cada ponto da geografia que seja importante. Exemplo: Se no seu game as cavernas são muito fundas, fale sobre isso, principalmente se houver algo importante lá. Nessa parte fale um pouco sobre a história de locais chaves. Principalmente em relação ao tempo, passado e presente.

Classes
    Fale sobre cada classe, lendas que desempenharam a mesma profissão, sobre o teste para começar na profissão, sobre os benefícios e os malefícios da profissão. Explique sobre quais armamentos podem ser usados e por quê.

Itens
    Explique sobre os itens. Remédios, poções, upgrades, armamentos chave, tudo que for importante ou interessante. Se for armamentos, fale sobre os ferreiros; se for remédios, fale sobre alquimistas. Seja criativo.

Monstros
    Aqui vem a vez dos monstros que fazem nossa alegria. Fale sobre alguns exemplos, principalmente o ultimo boss e mais ainda sobre seus ataques. Fale sobre a história de cada um, se for um inimigo pensante explique os motivos pelos quais ele faz o que faz. Coloque algumas curiosidades e talvez revele uma pequena fraqueza desse monstros.

Requisitos de sistema
    Como nossos games são instalados em um pc fale sobre os requisitos de sistema, resolução do game, coloque um e-mail para possíveis reportes de bugs do game e comunicação entre game master e player para elogios, reclamações e o que for.

Agradecimentos
    Coloque os agradecimentos finais, alguma dedicatória e talvez meio que opcional uma foto sua real ou avatar do fórum, se preferir.
    OBS 1.: Uma foto real, visto que em sites de relacionamentos colocamos a torto e a direito, são comuns; em um manual de um trabalho que você fez ou equipe (nesse caso pode ser uma foto dos malandros ou das malandras. Né Night? Ralhp H ), tão arduamente, as vezes durante meses a fio, é de fato recompensador. Assim como no fim de um livro também tem, e acreditem isso vai deixar o manual e o game elegante.
    OBS 2.:Se se game for ter alguma continuação, coloque no fim, lá no rodapé uma nota que deixe o player achando que vai ter continuação. Exemplo: "Agora, depois de tanto lutar, e entrar nos calabouços e masmorras tão fundo; não sei se algo realmente vai mudar... a guerra sempre continua..."

Espero que tenham gostado e que seja de fato útil para todos. Quem já teve manual do super nintendo ou mega drive levanta a mão ai. Ralph *-* Até a próxima!
    Alucard_2
    Administrador
    Administrador

Masculino Mensagens : 820
    Experiência : 3739
    Reputação : 57
    - : Melhor Tutorial - Oscar 2010

Re: Sobre Manuais.

Mensagem por Alucard_2 em Ter Jul 17, 2012 11:21 am

Hum, uma vez fiz um Readme.txt para um projeto meu =D Estava legal até, explicando coisa por coisa de como funcionava o jogo.
    Parece ser muita coisa, mas fazendo aos poucos por vez, consegue-se um resultado legal. Parabéns pelo tutorial, rep+! Vou seguir nas próximas vezes que fizer algo do gênero xD

EDIT: Ah, e sobre a pergunta no início: já tive e ainda tenho o manual de Tomb Raider I, tenho uma revista de Tomb Raider II (com detonado e instruções de jogo), uma revista que serve 100% de manual de Grandia I (PSX), Xenogears e um outro lá (numa só, era da World Games, edição especial), um manual do TCG (Trading Card Game) de Yu-Gi-Oh (não é jogo, but, é um manual =D), e talvez tenha uns outros aqui xD

Última edição por Alucard_2 em Ter Jul 17, 2012 11:40 am, editado 1 vez(es) (Razão : Só acrescentar umas informações...)

SecretaEDEN
    Membro
    Membro

Feminino Mensagens : 87
    Experiência : 2454
    Reputação : 29

Mensagem por SecretaEDEN em Ter Jul 17, 2012 5:31 pm

Baranon mais um excelente tuto sobre algo no qual raramento pensamos mas que adoravamos nos nossos jogos. O manual, ai o Manual, adorava os manuais dos jogos quando era miuda XD não percebia nada mas adorava, mais pela a arte e enfim, mas pronts. Agora quero fazer um manual para o meu jogo...<.<... Bem já sei como fazer XD. +rep.

vinikat
    Membro
    Membro

Masculino Mensagens : 119
    Experiência : 2075
    Reputação : 13

Mensagem por vinikat em Ter Set 04, 2012 8:35 pm

Baranon realmente sabe fazer um ótimo e bem feito Tutorial
    Eu irei até no projeto que estou trabalhando vou tentar criar
    um depois!!!!