RMB - Vivenciando as mudanças da vida. Vá agora para a nova RMB! rpgmakerbrasil.net!

Você também joga/jogou isso?

Compartilhe
    Ammy
    Associado
    Associado

Feminino Mensagens : 48
    Experiência : 1927
    Reputação : 15
    - : Nada :) - : nada :)

Mensagem por Ammy em Qui Out 04, 2012 11:17 pm

=D Alou. Momento crônica do dia! Doses menores de humor e criticismos a respeito do mercado de games por aqui. Aceito reviews, comentários e alguma crítica.
    Mas mais importante, se alguém conhece os games, dê um grito!!

Antes de qualquer coisa, perdoem o monólogo. É importante.

Okay, tenho sua atenção? Obrigada.

Talvez mais por curiosidade do que qualquer coisa eu resolvi postar alguns títulos de games que eu já terminei.

Nota: A maioria desses games é... Digamos... Um tanto incomum de ser citado no mercado de games brasileiro.
    Não por que eles são ruins, não, não, longe disso! (alguns destes aqui já tiraram mais de 9.5 em sites de games no estrangeiro) mas a maioria são games muito (...tenta achar um termo) 'cabeça'? Sim. Games para a cabeça. Ou melhor, 'games que trabalham a sua maneira de pensar'.

Já zeraram Chrono Trigger quando crianças? (abençoados sejam os tradutores que riparam todo o texto de chrono trigger para snes e traduziram o maravilhoso game para português que marcou tanto a minha infância) Sabe aquele vazio que dá após terminar o jogo e aquele momento em que você começa a refletir sobre coisas que você pode fazer para tornar o mundo melhor e impedir que Lavos caia na terra e destrua tudo por nossa causa? Aquilo. Só que... Mais adulto. Sim, amigos. Ainda existem jogos com boas lições de moral, que nos ensinam um monte e que são feitos sob medida para gente mais experiente, mais adulta. Mas eles não agradam exatamente todo mundo, o que resulta em uma propaganda menor, em uma renda menor, que resulta em menos games do gênero sendo produzidos pelas empresas e menos pessoas comentando eles por aí. Uma pena.

Todos eles têm uma história complexa, algumas vezes envolvendo uma série de mistérios, o que muito gamer que está acostumado ao estilo "bangue-bangue mata-mata" ou "cada partida termina em 30 minutos e depois todo mundo compara a pontuação para ver quem ganhou" não joga.

É complicado. Especialmente porque eu fico boiando. Não que eu não saiba mirar um rifle (<<-- é camper em diversos jogos de tiro) ou fazer uma curva em um jogo de corrida, mas eu prefiro exercitar meu cérebro. Nisso, eu devo dizer, eu tenho excelência. Está para nascer alguém que devore mais jogos de estratégia e rpgs na minha cidade do que eu. ^^'

Talvez no Brasil seja mais complicado ainda, porque não apenas jogos são caros por aqui como estes games são longos! Eles não passaram nem perto de serem traduzidos para o português (algumas vezes nem para o espanhol!) até por que... Santa paciência de quem se aventurasse a traduzir. Se bem que se alguém viesse para mim e dissese: eu sei como extrair os textos dos games e recompilar tudo no game. Você traduz? eu traduzia. Só de pena e um tantinho de frustração.

...Okay. Um monte de frustração.

Sabe porquê? Eu vou para sites lá fora e tem toneladas de gente que conhece os títulos mas aqui... Eles somem! Não há brasileiros que joguem estes games...?? Será possível que o mercado aqui é tão reduzido assim...?

Ou isso... Ou quase ninguém aqui sabe inglês mesmo. (risos) Mas sendo muito sincera agora, eu sinto falta de poder conversar com alguém sobre esses títulos na minha língua nativa. Só o google sabe quantas páginas inteiras eu já escrevi lá para fora, cuidando a gramática inglesa, só para ter um diálogo sobre estes títulos. Mas chega um ponto que o seu cérebro pede descanso, poxa! Eu já estava, literalmente, trocando palavras na minha própria língua pelo inglês, de tão mal acostumada que fiquei a falar português! XwX'

Eis a lista de games que eu já joguei. Todos eles incluem algum detalhe de rpg, mas todos possuem um profundo storytelling (desenvolvimento de história) que torna cada personagem dos games muito única e, por consequência, os atos que eles fazem nos games marcantes e emocionantes. Como ler um bom livro com boas personagens. Ou assistir a um bom filme de ação ou suspense. Ou os dois. Ponha tudo no liquidificador com a possibilidade de controlar os personagens e... Voilá, você tem um ótimo game.(riso)

E repito, se alguém já jogou, dê um grito!
    Adoraria saber que não estou sozinha. (cruza os dedos)

Quem tiver mais games que ninguém mais joga para postar pode criar sua própria lista. Quem sabe não descubro mais alguns?
    Até!

Ammy

- The World Ends With You (DS)
    - Time Hollow (DS)
    - Shin Megami Tensei - Devil Survivor (DS)
    - Toda a série de games Persona (Persona - Revelations (PSP), Persona 2 - Innocent Sin (PSP), Persona 2 - Eternal Punishment(PS1), Persona 3 FES(PS2), Persona 3 Portable (PSP), Persona 4(PS2)
    - Catherine (PS3)
    - A série Ace Attorney (DS)

E alguns que conseguiram se tornar 'mainstream', games que se tornaram muito populares. Talvez nem tanto por aqui, mas...!
    - Dragon Age - Origins (PC)
    - Dragon Age 2 (PC)
    - A série Mass Effect (todos) (PC)
    - Deus EX Human Revolution (PC)
    Link²
    Membro
    Membro

Masculino Mensagens : 137
    Experiência : 2054
    Reputação : 11

Re: Você também joga/jogou isso?

Mensagem por Link² em Qui Out 04, 2012 11:40 pm

Concordo, jogos não são como eram antes e me arrependo de ter nascido em dezembro de 1999 pra perder tantas séries boas de games. Cheguei a jogar Mass Effect e Persona, mas não zerei e nem sei muito bem a história de nenhum deles (AHHH!). Quanto ao Deus EX Human e o The Wolrd Ends With You, principalmente o segundo, ouço muito bem sobre os jogo.
    Curte Kingdom Hearts? Esse jogo novo de 3Ds da série tem personagens do The Wolrd Ends With You, substituindo a Disney e o Final Fantasy.
    E um jogo que sumiu também foi Jak (Jak and Dexter, Jak II e Jak 3), um jogo que joguei por muito tempo durante os 4 anos até uns 7. Seria a maior honra voltar a jogar esses jogos.
    Ammy
    Associado
    Associado

Mensagem por Ammy em Sex Out 05, 2012 12:21 am

Link² escreveu:Concordo, jogos não são como eram antes e me arrependo de ter nascido em dezembro de 1999 pra perder tantas séries boas de games.
    Yup, eu sei como é.
    Antigamente, os jogos não tinham grandes gráficos. Isso porque os computadores e video-games não eram lá grande coisa. Então as empresas tinham que prender os jogadores às séries com outras coisas. Os games precisavam ser divertidos. Envolventes. Eu sinto falta disso. Hoje em dia muita gente compra jogo como mulheres compram maquiagem pela embalagem. No caso delas, é só terem milhares de cores diferentes que elas saem das lojas levando pacotes. No caso dos gamers, coloque imagens com milhares de efeitos de especiais em trailers e embalagens e você praticamente triplica as vendas.

Eu discordo com isso... E olha que eu sou uma artista. Eu sei o suficiente do meu trabalho para saber que ele não vale o que um bom gameplay ou história representam num game.

Link² escreveu: Cheguei a jogar Mass Effect e Persona, mas não zerei e nem sei muito bem a história de nenhum deles (AHHH!). Quanto ao Deus EX Human e o The Wolrd Ends With You, principalmente o segundo, ouço muito bem sobre os jogo.
    Ýup, de fato, todos eles são. (assina em baixo) Se você polir o seu inglês ou der a sorte de encontrar uma tradução (improvável, mas como dizem, há loucos para tudo...) eu recomendo-os imensamente. The World Ends With You e Deus Ex foram surpreendentemente desenvolvidos pela mesma empresa: a Squarenix. Para ser muito sincera, eu me decepciono um bocado com os Final Fantasies de hoje em dia. Mas vejo uma fagulha de genialidade nesses dois títulos que ainda me dá uma certa esperança em relação à empresa. Estes dois títulos em especial marcaram muito bem a primeira e a segunda década do século 21, respectivamente.

Persona 3, na minha humilde opinião, é particularmente brilhante. Eu não acho que ele esteja longe de Chrono Trigger. De fato, eu consideraria ele um sucessor no quesito 'brilhantismo', ainda que os dois não tenham sido feitos pelas mesmas pessoas.

A trilha sonora do game pode parecer inusitada (eles fogem bastante dos instrumentais, mas a música ainda combina muito com os games), mas isso é só mais um tempero da ATLUS. Quando você ouve a música no game em si é que você enfim percebe que as duas coisas se encaixam perfeitamente.
    Eis uma estrofe da trila sonora, a música do último boss (sim, muitas músicas tem letras!) que eu adoro muito (eu traduzi do lado. A tradução foi modificada para mostrar o que o artista quer dizer com o contexto das palavras, gírias incluídas.)

Comes from that direction
    No indication
    You've got to
    To let it move first...
    Then let it out
    Let it down
    Let it inside
    Let loose
    Stop letting yourself get damn depressed
    Let's get up!
    Vem daquela direção
    Sem indicação
    Você tem que deixar
    Que ele se mova primeiro...
    Então ponha para fora
    Ponha abaixo
    Deixe que adentre
    Extravase tudo
    Deixe de deixar-se tão deprimido
    Levante-se!

XD ... Muito épico ouvir isso toda vez que o boss quase extermina o grupo. Especialmente um boss do qual eu tinha um bocado de frustração com, então essa música meio que complementava os meus pensamentos. Eu me pegava dizendo coisas como... "Cale a boca, boss &@#@! eu não estou morrendo hoje!" (restaura toda a equipe das cinzas) Hahahaha.

Link² escreveu:
    Curte Kingdom Hearts? Esse jogo novo de 3Ds da série tem personagens do The Wolrd Ends With You, substituindo a Disney e o Final Fantasy.
    WHAT?? TWEWY vai aparecer no Kingdom para 3DS????
    ... Okay. Agora fiquei curiosa. (sente falta dos personagens do game)
    Vou dar uma espiada só de curiosa. Obrigada pela dica...!

Link² escreveu:
    E um jogo que sumiu também foi Jak (Jak and Dexter, Jak II e Jak 3), um jogo que joguei por muito tempo durante os 4 anos até uns 7. Seria a maior honra voltar a jogar esses jogos.
    Jak hum? Não conheço... Mas vou dar uma olhada por curiosidade. Obrigada por compartilhar os títulos! ^^
    cranem258
    Moderador Global
    Moderador Global

Masculino Mensagens : 245
    Experiência : 3176
    Reputação : 37

Mensagem por cranem258 em Sex Out 05, 2012 10:22 pm

É uma bela roteirista com certeza, vendo o tamanho do tópico, conseguiu prender minha atenção por todo o texto.
    E ótima ideia começar esta "lista", pena que nunca parei e joguei jogos que são bem "hipsters", se bem que não sou tão velho, mas quando pequeno já jogava SMW 3 e Top Gear, já joguei versões hackeadas de Winning Eleven para o Brasil, lembro-me bem que colocaram até o símbolo da globo no canto da tela, também já joguei bastante Chrono Trigger e Final Fantasy, tanto nas versões antigas quanto nas novas, ainda curtindo as versões abaixo da 7. Legend of Zelda não pode faltar é claro, mas não cheguei a ter paciência pra zerar. :D
    Espero que continue com os belos tópicos e com boas ideias para eles.
    (And I do speak english well too ;3)

Soon,
    ~nyan

"Distance makes the heart grow cold, and time weathers down all promises." - yuumei @ deviantart 

[abre uma nova guia!]

CopyRight:
    Todos os direitos das imagens utilizadas em meu avatar e userbars particulares são de
    JayNaylor®.
    Elas são disponibilizadas nas Comics em seu website.
    No entanto, em seu site, conteúdo pago inapropriado para menores talvez seja visualizado sem aviso.
    darkchaos
    Colaborador
    Colaborador

Masculino Mensagens : 179
    Experiência : 2300
    Reputação : 13

Mensagem por darkchaos em Sab Out 06, 2012 3:01 am

#English mode ON
    My dear Ammy...that was an AWESOME tópic.
    #English mode OFF (antes que pensem que não sou mais eu Poring Ops!
    Todo o tópico foi demais, eu mesmo já joguei e ameeei de paixão Persona 3 (acho que é o mais famoso da série)
    e como você falou pra dar um grito em nome dos boms e realmente valorosos RPGs digo...
    EEEUU JÁÁÁ JOGUEI ESSE DAI E É DEMAAAAAAIS
    kkkk...é muito bom ver que ainda há quem e interesse por um game pela história no lugar de olhar apenas para os gráficos hiper desenvolvidos.
    Ammy
    Associado
    Associado

Mensagem por Ammy em Seg Out 08, 2012 8:55 pm

E ótima ideia começar esta "lista", pena que nunca parei e joguei jogos que são bem "hipsters", se bem que não sou tão velho, mas quando pequeno já jogava SMW 3 e Top Gear, já joguei versões hackeadas de Winning Eleven para o Brasil, lembro-me bem que colocaram até o símbolo da globo no canto da tela, também já joguei bastante Chrono Trigger e Final Fantasy, tanto nas versões antigas quanto nas novas, ainda curtindo as versões abaixo da 7. Legend of Zelda não pode faltar é claro, mas não cheguei a ter paciência pra zerar. :D
    Espero que continue com os belos tópicos e com boas ideias para eles.
    (And I do speak english well too ;3)

(thinking) ... Well, I'm not a harcore fan of old games (pause), but I surely do miss the passion they used to put in the histories and gameplay in the old times. Back then video games were a whole new, awesome thing where you could enter into an alternate pixelated universe with the help of your tv and a weird controller, become a barbarian and smack the head of the dragon with your Nigthmarish Claymore of Doom +6. Well sure, the graphics weren't that awesome, but that's the fun part! You can simply make up in your mind just how incredible was the slayed dragon, doesn't matter if in the screen it looked like a pile of rubble. You might even say that you defeated a dragon that used giant, lime green laser beans! Why? ...Well... Just because it looked like laser beans. Imagination time, How awesome is that?? (chuckles)

Guess that is why I really enjoy supporting the RPG Maker. Sure, you can make a game "look" awesome (...if you put a whole ton of your lifetime into making the graphics) but "looking" awesome is different from "being" awesome, if you catch my drift. ^w^ If you really want to make a lot of people play something you did using the maker you're probably need either a awesome art team (...Which is nearly impossible to have. Trust me when I say that working with games takes forever. Except if ur paying them, 'course. XD haha) or something that the maker itself can't simply create for you: a good story. That is something that no machine in the world is capable of developing for ya, doesn't matter how good the game engine you're using looks. (chuckles)

... Agora...
    ... Deixe-me voltar ao português antes que alguém arremesse um tijolo em mim.
    hahaha XD

é muito bom ver que ainda há quem e interesse por um game pela história no lugar de olhar apenas para os gráficos hiper desenvolvidos.

...CLAP... CLAP
    (*batendo palmas em câmera lenta*)
    ...Onde eu assino? Oh espere, deixe-me fazer uma coisa. (tira uma lupa do bolso) ... Eu sempre inspeciono por asteriscos invisíveis. XD
    De qualquer maneira, obrigada! É legal ver mais alguém que gosta de persona 3, e brasileiro...! *^v^*
    'Laters! =D

Última edição por Ammy em Seg Out 08, 2012 11:07 pm, editado 2 vez(es)
    cranem258
    Moderador Global
    Moderador Global

Masculino Mensagens : 245
    Experiência : 3176
    Reputação : 37

Mensagem por cranem258 em Seg Out 08, 2012 9:17 pm

Woot, that's awesome, you took some time in international forums 'eh? Great english! I actually got mine from studying on internet, playing games and watching videos of american/canadian people, normally videos of gameplays or reviews of games/consoles, sorta that type of thing. Anyway, It was good to meet you, and your english. :3
    And I agree with every word you said, nice opinion 'bout classy games indeed!

Soon,
    ~nyan

"Distance makes the heart grow cold, and time weathers down all promises." - yuumei @ deviantart 

[abre uma nova guia!]

CopyRight:
    Todos os direitos das imagens utilizadas em meu avatar e userbars particulares são de
    JayNaylor®.
    Elas são disponibilizadas nas Comics em seu website.
    No entanto, em seu site, conteúdo pago inapropriado para menores talvez seja visualizado sem aviso.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg Dez 11, 2017 2:54 pm