RMB - Vivenciando as mudanças da vida. Vá agora para a nova RMB! rpgmakerbrasil.net!

SK - Lógica de Programação - Aula 5

Compartilhe
    SameKage
    Membro
    Membro

Masculino Mensagens : 82
    Experiência : 2273
    Reputação : 19
    - : Nada :) - : nada :)

Ralph SK - Lógica de Programação - Aula 5

Mensagem por SameKage em Dom Nov 04, 2012 10:15 pm

Obs : Resolvi partir essa aula ao meio para que não fique cansativo para mim, e também para que eu anime a postar a outra rapidamente, então as estruturas de controle ficarão para a aula 6, que deve sair amanhã mesmo, caso não haja nenhum imprevisto

Operadores

Operadores são elementos funcionais que atuam sobre operandos e produzem um determinado resultado. Por exemplo, a expressão 1+2 relaciona dois operandos, o número 1 e o número 2. Eles são relacionados pelo operador (+) que representa a operação de adição

Os operadores se classificam em Binários e Unários. Binário quando atuam sobre dois operandos, como no caso citado anteriormente, e unários quando atuam sobre um único operando. Por exemplo, o operador (-) na frente de um número, cuja função é inverter o seu sinal (positivo para negativo e vice-versa) .

Os operadores servem para fazer : Cálculos Matemáticos, Comparações e avaliar dados dentro do computador

Temos três tipos de operadores

• Operadores Aritméticos

São utilizados em expressões aritméticas. Estes operadores são utilizados para receber resultados numéricos, Inteiros ou Reais, portanto, suportam apenas variáveis numéricas. Operadores :
      Spoiler:

+ Adição
      - Subtração
      * Multiplicação
      / divisão
      ** Exponenciação
      SQRT Raiz Quadrada
      MOD Resto de divisão inteira
      DIV Quociente da divisão inteira

SQRT, MOD e DIV se usam assim : 5 MOD 2 ( Que é 1 ) , 5 DIV 2 ( Que é 2 ) e SQRT 9 ( Que é 3 )
    • Operadores Relacionais

São utilizados para comparar conjuntos ou cadeias (String) de caracteres e números. Os valores a serem comparados podem ser caracteres ou variáveis. Operadores :
      Spoiler:

= Igual
      <> Diferente
      > Maior que
      < Menor que
      >= Maior ou Igual a
      <= Menor ou Igual a

Quando você for criar fluxogramas utilizando operadores relacionais, será necessário o uso do símbolo de decisão, que é o LOSANGO, você verá mais sobre ele no decorrer da aula

• Operadores Lógicos

Os operadores Lógicos servem para combinar resultados de expressões, retornando o resultado final como Verdadeiro ou Falso. Veja a seguir estes operadores :

E / AND > Conjunção
      Ou / OR > Disjunção
      Não / Not > Negação

Exemplos :

E / AND

Uma expressão E (AND) é Verdadeira somente se todas as condições forem verdadeiras, isto é, se ambas as partes forem Verdadeiras :

Se X = 8, Y = 1 e Z = 5 temos que :

X + Y = 10 E Z > Y Resultado = Falso
      X > Y E Y < Z Resultado = Verdadeiro

OU / OR

Uma expressão OU (OR) é Verdadeira se pelo menos uma condição for VErdadeira, isto é, se uma parte é Verdadeira o resultado é Verdadeiro

Nesse caso : X + Y = 10 E Z > Y seria Verdadeiro

NÃO / NOT Uma expressão NÃO (NOT) faz a inversão do valor da expressão ou condição, isto é, se a expressão é Verdadeira será invertida para Falsa e vice-versa

Nesse caso : X > Y E Y < Z seria falso

Propriedades para Execução nas Operações

Em caso de operações mistas, ou seja, com duas ou mais operações, é bom resolvê-las com algumas prioridades também adotadas na nossa matemática convencional :

• Operações entre parênteses. ( )
    • Operações de exponenciação. **
    • Operações de multiplicação e divisão. *, /
    • Operações de Adição e Subtração. +, -
    • Operações Relacionais. >, <, <>, =, <=, >=
    • Operações Lógicas. Não, E, Ou

Qualquer dúvida é só postar que eu ajudo !!

Espero que tenham gostado desta aula, na próxima aprenderemos sobre : Operadores e Estruturas de Controle, não perca !!

Condições para a disponibilização da aula em outros locais :

Favor copiar o tópico inteiro e não alterar o nome do mesmo

Naxus
    Moderador
    Moderador

Masculino Mensagens : 500
    Experiência : 3315
    Reputação : 68

Ralph Re: SK - Lógica de Programação - Aula 5

Mensagem por Naxus em Seg Nov 05, 2012 11:21 pm

Camarada você têm trazido uma boa quantidade de conteúdos de programação ao fórum, eu lhe agradeço por isso.
    Até mais!
    +Rep
    SameKage
    Membro
    Membro

Mensagem por SameKage em Ter Nov 06, 2012 11:26 am

Camarada você têm trazido uma boa quantidade de conteúdos de programação ao fórum, eu lhe agradeço por isso.
    Até mais!
    +Rep

Valeu ^^ E pretendo trazer muito mais ainda !!
    Ammy
    Associado
    Associado

Feminino Mensagens : 48
    Experiência : 1929
    Reputação : 15

Mensagem por Ammy em Qua Nov 07, 2012 8:55 am

Que ótimo ver lógica da programação sendo explicada de uma maneira simples. Eu fico abismada quando eu conto para os outros que eu trabalho com esse tipo de coisa e eles me olham como se eu fosse Einsten ou algo do gênero. Não há nada complicado em programar. É como por, exemplo, dar instruções para alguém (alguém muito, muito burro... tsk tsk, inteligências artificiais) do que fazer quando determinada coisa acontecer. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

Mais +1 rep pela ótima iniciativa.
    SameKage
    Membro
    Membro

Mensagem por SameKage em Qua Nov 07, 2012 10:54 am

Que ótimo ver lógica da programação sendo explicada de uma maneira simples. Eu fico abismada quando eu conto para os outros que eu trabalho com esse tipo de coisa e eles me olham como se eu fosse Einsten ou algo do gênero. Não há nada complicado em programar. É como por, exemplo, dar instruções para alguém (alguém muito, muito burro... tsk tsk, inteligências artificiais) do que fazer quando determinada coisa acontecer. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

Mais +1 rep pela ótima iniciativa.

Obrigado ^^ , eu também acho muito simples programar, é só uma questão de prática, você aprende e depois vai ficando cada vez mais fácil, mas a lógica ajuda muito, por isso eu estou fazendo essas aulas antes de postar outras de programação específica ^^

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua Dez 13, 2017 5:13 am