RMB - Vivenciando as mudanças da vida. Vá agora para a nova RMB! rpgmakerbrasil.net!

[AULA 2] Fazendo um bom jogo

Compartilhe
    MestreJujuba
    Veterano
    Veterano

Masculino Mensagens : 413
    Experiência : 3410
    Reputação : 66

[AULA 2] Fazendo um bom jogo

Mensagem por MestreJujuba em Dom Jul 11, 2010 5:39 pm

Olá a todos, essa é minha segunda aula de como fazer um bom jogo.
    Bem, caso você não tenha visto a primeira aula ainda, sugiro clicar aqui.

Indice desta aula
    Geral - "Encontrando" idéias
    1.0 - Idéias, onde posso tê-las?
    2.0 - Aproveitando oportunidades
    extra - A legalidade e a internet.

Agora que você já sabe identificar os diversos gêneros de diversos jogos, creio que já tenha pensado em qual o melhor para
    seu jogo. Se ainda não pensou, acalme-se, essa aula, apesar de não estar voltada a isso, ajudará.

1.0 Idéias, onde posso tê-las?
    Hmmm, parece algo dificil, não? Não, não é!
    Ter uma idéia é algo realmente fácil, basta você saber como "procula-las", sim, digo procurar pois idéias não brotariam do
    chão ou surgiriam das profundezas do NADA apenas por surgir. Idéias devem ser trabalhadas e lapidadas, simples idéias se tornam idéias fodásticas, basta ter apenas um pouquinho de paciência e saber que sua ideía pode ser ampliada para se tornar algo complexo, um jogo complexo. Bacana, agora você sabe que uma idéia, mesmo que boba e sem contrução nenhuma, pode vir a ser algo realmente bom. Mas nossa segunda aula não se limita a isso. Ainda não falei como encontrar uma boa idéia.

Jogos: Em especial, os jogos de RPG trazem boas histórias. Mesmo que o desenvolvimento do jogo seja ridículo, sua história pode ser legal e pode servir até de base para algo. Você agora deve estar querendo que eu cite alguns jogos, sim eu citarei:
    Spoiler:
    Blue Dragon (o que eu joguei era para NDS - Nintendo DS)
    Chrono Trigger (SNES - Super Nintendo)
    Chrono Cross (PSX - PlayStation 1) (Tradução para PTBR quase concluída, aqui.)
    Devil May Cry - Devil May Cry série (4 jogos diferentes) (????)
    Fable - Fable 1 e Fable 2 (2 jogos distintos) (Pc e outros)
    Final Fantasy - Final Fantasy Série (uma série de jogos - recomendaria a partir do FFV) (????)
    Senhor dos anéis - Senhor dos anéis trilogia (3 jogos distintos) (????)
    Soleil (Mega Drive) (pode não ser muito bom, é infantil mas foi um dos primeiros rpgs que eu joguei e que realmente me fez perder horas)
    The legend of Zelda - A Link to the Past. (SNES - Super nintendo)
    The legend of Zelda - The minish cap. (GBC - Game Boy Color)
    The legend of Zelda - The ocarina of time e Majora's Maks (2 jogos distintos) (Nintendo 64)
    Tomba! - Tomba!1 e Tomba!2 (2 jogos distintos) (PSX - Playstation 1)
    Harry Potter - Harry Potter série (x jogos diferentes) (Desde ps1 até PC)
    [caso lembre, colocarei mais aqui]
    Filmes: Filmes de seu gênero, não saia por ai procurando filmes que você nunca ouviu/viu e que certamente não irá gostar.
    Aqui não citarei lista, pois acabaria pondo meus filmes predilétos, gosto é gosto e cada um tem o seu, basta você ir na locadora mais próxima e ver na seção lançamentos e/ou seu gênero favorito e alugar ^^

Livros: Mais uma vez, não procure por algo que não te interesse, pode ser tedioso e arruinará seus planos.
    Agora sim, posso colocar uma listinha, de livros que trazem boas idéias:
    Spoiler:
    Aventuras (até histórias infantis contam como apoio)
    Livros que abordem mitologia grega
    Livros que abordem mitologia egipcia
    Livros que abordem mitologia nórdica
    Livros que abordem mitologia japonesa (a mitologia japonesa é muito legal, por sinal \õ/)
    Livros bíblicos / Bíblia (até a bíblia satãnica vale como inspiração, pois traz algumas "verdades" sobre Lucífer)
    RPG (RPG mesmo, sabe aqueles livros como Dungeons&Dragons? Então...)
    Gibis (estou falando sério)
    Mangás ('-')
    [caso lembre colocarei mais aqui]
    Internet: Sua fiel amiga, te ajudará em tudo, simplesmente tudo que precisar. Abaixo citarei alguns sites que podem trazer a
    tona algumas inspirações a você:
    Spoiler:
    RPG Maker Fórums (XD)
    Wikipédia - Jogos citados acima
    Wikipédia - Livros citados acima
    Wikipédia - Filmes que você ache interessantes
    Google - Tudo o que precisar
    Desenhos: Por que não? Desenhos podem trazer boas inpirações, apesar de parecerem futeis. Vejam alguns exemplos (todos serão animes, pois estes eu considero ter alguma base):
    Spoiler:
    Blue Dragon
    Cavaleiros do Zodíaco
    Bleach
    Devil May Cry
    Digimon
    Final fantasy VII (OVA's, Advent Children) (Advent Children pode não ser conseiderado desenho animado, mas é um anime 3d ^^)
    Full Metal Alchemist
    Full Metal Alchemyst Brotherhood
    Helsing
    Naruto
    Neon Genesis Evangelion
    Onde Piece
    Pokémon
    Yu Yu Hakusho
    [caso lembre, colocarei mais aqui]
    2.0 Aproveitando oportunidades
    Caso você tenha lido outros tutoriais/aulas que realmente ensinem a fazer uma boa história, saberá o que eu estou falando.
    Oportunidades vêm do nada, quando você menos espera. Um ex. disso: sabe aquele sonho que você teve ontem e que lembrou? Que
    tal usa-lo como base para algo? Pode dar certo.
    Bem, a preguiça de digitar esse texto, somada com o receio de deixar o tópico imenso, me permite apenas falar isso.

extra:
    Bem, acima dei alguns exemplos de filmes, jogos, livros, seiláoquemais...
    Algumas pessoas podem querer baixa-los e isso é algo bem delicado, pois, baixando um dos exemplos acima, você estará conseguindo-os de graça, sem pagar por absolutamente nenhum serviço (isso é ecologicamente correto, para falar a verdade). Quando você pega um emulador, vai em um site de roms e as baixa, bem, isso pode diretamente ser considerado como pirataria, entretanto, a pirataria é efetivamente punida quando o "falsificador" acaba lucrando com isso, gerando uma certa descordancia por parte das pessoas de "boa fé", quero dizer, aquelas pessoas que apenas clicam em download após certificarem-se que terão alguma diversão jogando, assistindo ou lendo tal conteúdo.
    Bem, como no Brasil esse assunto ainda pode ser considerado "em discussão", creio que, você possa baixar tais conteúdos sem a preocupação de ser preso.
    Claro, não sou advogado e muito menos penso em me formar em advocacia, minhas palavras podem ser ou não válidas, você é que deve tirar suas próprias
    conclusões e decisoes.

A nossa aula fica por aqui....
    E ai, gostou? Achou parecida de mais com outras aulas? Achou inútil? Grande de mais (eu achei o/)? Mal organizada? Responda esse tópico!!

Dependendo da reação de vocês, continuarei com as aulas para que iniciantes / experientes sem idéias possam fazer bons jogos ^^.

Edit: Esqueci de por os links de todas as aulas, portanto:

Aula1
    Aula2
    Aula3
    Aula4
    Aula5

Última edição por MestreJujuba em Ter Jul 20, 2010 7:29 pm, editado 4 vez(es)
    Naxus
    Moderador
    Moderador

Masculino Mensagens : 500
    Experiência : 3389
    Reputação : 68

Re: [AULA 2] Fazendo um bom jogo

Mensagem por Naxus em Seg Jul 12, 2010 5:38 am

Bem eu gostei da sua aula, aguardo as próximas!
    MestreJujuba
    Veterano
    Veterano

Mensagem por MestreJujuba em Seg Jul 12, 2010 11:12 am

Que bom que é ver que alguém lê essa joça \o/
    Bem, obrigado por ter a paciência de ler e esperar por mais aulas...
    Mas estou meio enrolado aqui, portanto, estou demorando a faze-las o_o. (Já tenho um "roteiro" a seguir para faze-las, o problema é tempo =/)
    Mas enfim...
    Espero realmente estar ajudando alguém \õ/ e, bem, estou adicionando mais livros/jogos/animes/... se alguém lembrar de mais algum que realmente valha a pena, diz ^^
    Pheryus
    Colaborador
    Colaborador

Masculino Mensagens : 214
    Experiência : 3073
    Reputação : 38

Mensagem por Pheryus em Seg Jul 19, 2010 1:59 pm

Só não gostei de ter colocado CDZ nos animes bons para ter ideia. Porque você mesmo falou que mitólogia é algo interessante. ^^' \o.
    MestreJujuba
    Veterano
    Veterano

Mensagem por MestreJujuba em Seg Jul 19, 2010 5:02 pm

Opa! Bem lembrado!!
    Estou colocando CDZ e Yu Yu Hakusho agora mesmso. ^^
    allzero
    Colaborador
    Colaborador

Masculino Mensagens : 198
    Experiência : 3115
    Reputação : 16

Mensagem por allzero em Ter Jul 20, 2010 7:25 pm

massa, tambem poderia colocar bleach, pois afinal é uma historia(não vou falar sobre o que se não vai demorar.) e pode ser muito util.
    MestreJujuba
    Veterano
    Veterano

Mensagem por MestreJujuba em Ter Jul 20, 2010 7:40 pm

Adicionei Bleach (sugestão) (não que eu ralmente ache alguma história conclusiva no anime, mas é que pediram ^^)

Adicionei "livros sobre mitologia japonesa" (é um tipo de mitologia bem engraçado, pode dar boas histórias de comédia, querem um exemplo? Pesquisem por "Kappa" na wikipédia e no google).

Adicionei "Livros Bíblicos / Bíblias" (são bons exemplos para quem gosta de jogos sobre demônios / santos / deuses / etc.)
    kaique
    Associado
    Associado

Masculino Mensagens : 28
    Experiência : 2792
    Reputação : 10

Mensagem por kaique em Qua Ago 04, 2010 2:40 pm

Obrigado li sua 1ª aula e gostei mas essa me ajudou mas aquela ñ me ajudou muito
    mas ñ quer dizer que ñ ajudou.Muita gente fazem jogos baseados em filmes desenhos
    ou até pegar um pouco de cada desenho
    MestreJujuba
    Veterano
    Veterano

Mensagem por MestreJujuba em Qua Ago 11, 2010 8:28 pm

Para maior organização do fórum, tópico movido para a área correta

Conteúdo patrocinado