RMB - Vivenciando as mudanças da vida. Vá agora para a nova RMB! rpgmakerbrasil.net!

[Aula 5] Fazendo um bom jogo

Compartilhe
    MestreJujuba
    Veterano
    Veterano

Masculino Mensagens : 413
    Experiência : 3410
    Reputação : 66

[Aula 5] Fazendo um bom jogo

Mensagem por MestreJujuba em Qui Jul 15, 2010 11:56 pm

Indice desta aula:
    Geral - Usando o português corretamente
    1.0 - Erros de português, evite-os.
    1.1 - Novas regras ortográficas.
    2.0 - Usando algumas técnicas de produção de texto
    2.1 - Usando algumas figuras de sintaxe
    Extra - Gírias, usar ou não usar?

Opa, última aula sobre "como criar um bom jogo" \õ/
    Finalmente, né?

1.0 - Erros de português, evite-os.
    Parece muito óbvio, mas algumas pessoas simplesmente não ligam para erros de português tanto no jogo quanto no roteiro ou até mesmo na história. Mas o fato é que, as pessoas passam a querer não jogar seu jogo apenas por ver um erro fatal. Esse tipo de erro causa um desenteresse, é tedioso e aborrecedor ver "se abaiche!" em uma fala de personagem.
    Se você sofre problemas com o português, ou se suas notas estão horriveis (LOL), leia a aula toda ^^.
    Bem, visitando esse site, você pode obter uma lista com 100 erros ortográficos mais cometidos por pessoas alheias. Entretanto, o site citado não mostra algumas das palavras, portanto, fiz uma lista do que as pessoas escrevem por ai:
    Spoiler:
    Auguém: Preciso dizer que se usa L? (alguém)
    Augumas: Se usa L!!! (algumas)
    Concerteza: Separa isso, por favor --'. (Com certeza)
    Geito: Se escreve com J, caramba! (jeito)
    Pesso: Falta um Ç! (Peço)
    Nem uma: Bem, meu primo escreve assim, passei o dia todo rindo dele .-. (Nenhuma)
    (se lembrar ou ver mais alguma, coloco aqui)
    1.1 - Novas regras ortográficas.
    Como todos já sabem, a "nova ortografia" já é usada desde 01/01/2010, ou seja, é praticamente obrigatória. Mudaram-se poucas coisas, isso eu tenho que concordar, algumas novas regras foram apenas fixadas (como por exemplo o trema, que perdeu de vez seu lugar na língua portuguesa mas que não era mais utilizado por ninguém). Algumas palavras ficaram mais simples de compreender e escrever (como perdoo e voo, que perderam seus acentos).
    Bem, a nova ortografia é essencialmente necessária e simples, e pode ser conferida nesse site ou na wikipédia. (prefiro que você veja o primeiro link, é menos confuso).

2.0 - Usando algumas técnicas de produção de texto
    Bem, você deve estar se perguntando: "ele quer mesmo que eu use técnicas de produção de texto no meu jogo?!".
    Sim, eu quero que você use, essas técnicas podem dar um clima mais misterioso e chamativo ao jogo.
    Mas afinal, você as conhece? Caso não, eu explico:
    Spoiler:
    Tempo Cronológico: O tempo cronológico é aquele em que o tempo pode ser calculado usando um relógio (segundos/minutos/horas/dias/semanas...). Um bom exemplo do emprego de uma crônica é no livro "As Crônicas de Narnia", onde, o tempo é marcado, quero dizer, com o passar do tempo, o clima muda, os personagens mudam, mas a história continua a mesma, com uma mesma "base" e no fim, tudo se liga e faz sentido.

FlashBack: Usado para relembrar algum fato passado, quer um exemplo bem claro? Você já assistiu o filme "Demolidor"? O filme todo é basicamente um flashback, onde, a vida do personagem é relembrada (passa por seus olhos) completamente.
    Claro, as porduções de texto não se limitam somente a isso, elas possuem os gêneros. Esses, foram retratados em uma aula anterior ([Aula 1] Introdução ao gênero de jogos).

2.1 - Usando algumas figuras de sintaxe
    As figuras de sintaxe podem fazer uma grande diferença tanto nos textos presentes no seu projeto quanto na publicação de sua história.
    Mais uma vez eu pergunto, você as conhece? Se sua resposta for não, eu explico de novo:
    Spoiler:
    Elipse: Usado para omitir algum termo na frase.
    Por exemplo:
    "Esqueci minha escova de dente"
    (o sujeito "eu" foi oculto, veja: "[eu]Esqueci minha escova de dente")

Zeugma: Usado para omitir algum termo na frase quando já foi dito.
    Por exemplo:
    "Esqueci minha escova de dente"
    "Usa a minha [escova]"

Pleonasmo: Exagero de expressão, são frases consideradas "toscas".
    Exemplo:
    "Pisar com o pé".
    (Só deve ser usado quando existe necessidade, ou seja, quando existe a inteção de aumentar a expressão da frase)
    É claro, essas só foram 3 figuras de sintaxe, sendo que no total são 12. Entretanto, as outras 9 não são tão necessárias, o que pode confundi-los. (mentira, eu só conheço 7 , nas quais, essas 3 são as únicas com algum valor :P)

Extra: Gírias, usar ou não usar?
    Spoiler:

Se você quiser que seu jogo fique absurdamente rídiculo, use.
    Mais uma vez, fui agressivo. É que não gosto de ver um jogo repleto de falas que usem gírias, tah ligado manow!?
    Claro, se seu personagem tem uma característica mais rebelde, eu certamente recomendo o uso das gírias, mas se você fizer uma princesa criada ao leite-com-mel disser um palavrão, bem, eu te mato! Acho que já expliquei não é? Princesas/Meninas educadas geralmente não usam palavrões ou gírias, exceto quando necessário (muiiiiiito necessário). Agora você vem e fala: "Mas ô tiu Jujuba, eu tava jogando Chrono Cross e vi a Kid falar uma gíria lá" Sim sim, agora leve em consideração o seguinte: Kid era uma personagem marcante, meia rebelde e revoltada. Seu instinto certamente seria usar gírias, pois sua personalidade a induz a isso.
    Ufa, acho que essa aula chegou ao seu fim, juntamente com a série de aulas que eu comecei a um tempinho atrás. Aqui fica minha colaboração para não só com a RMB, mas sim, com a comunidade maker. Caso você queira disponibilizar essas aulas em alguma outra comunidade, é só me avisar via PM que eu poderei autorizar ^^.

Edit: Esqueci de por os links de todas as aulas, portanto:

Aula1
    Aula2
    Aula3
    Aula4
    Aula5

Última edição por MestreJujuba em Seg Jul 19, 2010 7:59 pm, editado 1 vez(es)
    R3VoX
    Associado
    Associado

Masculino Mensagens : 27
    Experiência : 2816
    Reputação : 10

Re: [Aula 5] Fazendo um bom jogo

Mensagem por R3VoX em Dom Jul 18, 2010 11:17 pm

Gostei muito dessa aula e em relação as gírias é preferível não usar para não cometer erros como de usar 'Ai mano beleza'caso você esteja em uma época medieval.
    E é claro não usar abreviações.
    allzero
    Colaborador
    Colaborador

Masculino Mensagens : 198
    Experiência : 3115
    Reputação : 16

Mensagem por allzero em Ter Jul 20, 2010 7:26 pm

massa, continue assim! isso ajuda muito.
    ciberpyrata
    Membro
    Membro

Masculino Mensagens : 123
    Experiência : 2882
    Reputação : 15

Mensagem por ciberpyrata em Dom Set 12, 2010 9:07 am

muito bom cara.
    yuri_vieira
    Associado
    Associado

Masculino Mensagens : 25
    Experiência : 2764
    Reputação : 13

Mensagem por yuri_vieira em Dom Set 12, 2010 11:48 am

Boa aula,concerteza,um bom português ajuda muito num jogo e também é válido lembrar(como o R3VoX disse)que se for um jogo épico,linguagem épica dever ser usada,jogo moderno,linguagem moderna,e assim por diante.
    Max Keisers
    Colaborador
    Colaborador

Masculino Mensagens : 267
    Experiência : 3127
    Reputação : 49

Mensagem por Max Keisers em Ter Set 28, 2010 12:58 pm

Muito boa essas aulas, fui conferindo faço tudo certinho. Ralph *-*
    eduardofel
    Colaborador
    Colaborador

Masculino Mensagens : 163
    Experiência : 2891
    Reputação : 14

Mensagem por eduardofel em Ter Set 28, 2010 2:50 pm

Vlw por mas uma aula manow
    +rep pa vc ta ligado.....
    Lhu!
    Colaborador
    Colaborador

Masculino Mensagens : 167
    Experiência : 2278
    Reputação : 20
    - : Nada :) - : nada :)

Mensagem por Lhu! em Ter Jun 12, 2012 3:04 am

Muito bom cara, gostei, só terei dificuldades em me lembrar disso! Espero que eu não esqueça.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom Fev 25, 2018 9:02 am