RMB - Vivenciando as mudanças da vida. Vá agora para a nova RMB! rpgmakerbrasil.net!

[Tutorial] Recolorindo chars (photoshop)

Compartilhe
    MestreJujuba
    Veterano
    Veterano

Masculino Mensagens : 413
    Experiência : 3336
    Reputação : 66

[Tutorial] Recolorindo chars (photoshop)

Mensagem por MestreJujuba em Dom Jul 25, 2010 12:03 am

Aqui vai mais uma aula minha \õ/
    Bem, dessa vez pretendo ensinar a vocês como recolorir chars, usando o photoshop (aqui, usei o CS2, mas esse tutorial servirá para qualquer versão, eu acho).
    Siga passo-a-passo as instruções e seja feliz! ^^

1. Escolhendo o charset.
    Antes de mais nada, escolha o charset a ser recolorido, aqui, usei o charset do ralph, nosso querido (ou odiado, sei lá) herói do vx.

2. Saiba o que irá fazer.
    Começar a recolorir "do nada" não dará fruto nenhum, quero dizer, não sairá tão bom quanto um charset planejado. Aqui, farei um ralph "zumbilizado", pode parecer estranho mas creio que dará certo (estou fazendo ele enquanto escrevo essa aula).

3. Começando a fazer a recoloração.
    Bem, agora sim faremos algo legal. Como disse antes, usarei o photoshop CS2 nessa aula, qualquer outro programa semelhante (que ao menos trabalhe com camadas) também está valendo.
    Mas enfim, como primeiro passo para recolorir um charset, pegue-o e abra com o programa.
    Pronto, agora que você abriu o tal programa, repare em um pequeno detalhe:
    Spoiler:
    Esse pequeno cadeado indica que a camada principal está bloqueada para edições, quero dizer, você só poderá usar as ferramentas básicas do photoshop (sem aproveitar nada de seus recursos). (Caso ele não apareça em sua imagem, apenas pule para o próximo passo)
    Mas isso não é motivo para desespero, com a ferramenta de seleção retangular , selecione TODO o charset e dê um Ctrl+C, crie uma nova imagem pressionando Ctrl+N (ou vá em arquivo > novo) e cole o charset (repare que, ao criar a nova imagem, o photoshop reconhece automaticamente a largura e altura da imagem antes copiada). Agora sim, você poderá manipular camadas, juntamente com os outros recursos usados aqui.

4.Recolorindo o charset.
    Bem, após colar a camada do charset, delete o plano de fundo (caso ele exista, na pequena janela de camadas haverá uma camada com o nome "Plano de fundo") selecionando-o e clicando sobre a ferramenta "excluir camadas" .
    Agora, selecione TODA a pele dos seu charset.
    Dica #1: Para selecionar pixels, eu sugiro que você dê um zoom (usando a janela "navegar") até os pixels ficarem visíveis e então, utilizar a ferramenta de seleção retangular para selecionar grandes áreas ou linhas.
    Dica #2: Ao selecionar os tais pixels, segure a tecla shift para ir "adicionando" as seleções, e também dê pequenas pausas (soltanto a mesma tecla) para que, no histórico, a última ação fique memorizada.
    Dica #3: Se você fez as dicas acima e errou em alguma pequena seleção, apenas pressione Ctrl+Z e continue com o feito.
    Dica #4: Para "deletar" algum pedaço da seleção, segure a tecla ALT enquanto re-seleciona a parte que quer remover da seleção.

Pronto, agora a pele do seu charset deve estar selecionada, agora pressione a tecla Ctrl+C e depois Ctrl+V para criar uma nova camada, selecione essa nova camada e escolha um dos recursos a ser utilizado para a recoloração do seu charset:

Níveis (Imagem > Ajustes > Níveis): Ajusta os tons claros e escuros da camada selecionada.

Curvas (Imagens > Ajustes > Curvas): Mesmo que Níveis, só que usando curvas (daí o nome), por isso, acaba sendo mais complicado.

Equilibrio de cores (Imagens > Ajustes > Equilibrio de cores): Equilibra as cores da camada selecionada, podendo-se modificar o realce, sombras e os tons.

Matiz e Saturação (Imagens > Ajustes > Matiz e Saturação): Ajusta a saturação, a matiz e a luminosidade da camada selecionada.

Outros recursos (Imagens > Ajustes > ???): No photoshop há outros vários recursos, entretanto, esses não servem para a recoloração de pixels (não que eu saiba).

Lembrem-se: Enquanto estiver usando algum dos recursos citados, sempre marque a caixa visualizar na janela da própria ferramenta.

Pronto, você já recoloriu a pele, agora, faça o mesmo com as outras partes do seu charset, mas não se esqueça de, ao copiar e colar determinada parte do charset, sempre selecione a camada "camada 1", pois é nela que está o seu charset original.

Aos preguiçosos e acostumados com photoshop:
    Ali em cima, eu citei a seleção com a ferramenta seleção retangular , mas creio que você tenha pensado em utilizar a ferramenta "varinha mágica" , e acredite, ela pode ser útil.
    Basta ajustar a tolerância para 1 e clicar na área a ser selecionada, mas cuidado, mesmo com a tolerância 1, você deve saber que está selecionando pixels, e não imagens complexas, por isso, qualquer detalhe não passa por despercebido (caso a ferramenta selecione algum pixel que você não queira, use as dicas acima e seja feliz \õ/)

E claro, veja o recolor do ralph que eu acabei de fazer:
    Antes:
    Depois:
    Becel
    Veterano
    Veterano

Masculino Mensagens : 528
    Experiência : 3276
    Reputação : 42
    - : Mais Responsável - Oscar

Re: [Tutorial] Recolorindo chars (photoshop)

Mensagem por Becel em Dom Jul 25, 2010 12:57 am

O tutorial parece-me bom apesar de o Photoshop CS2 já ter uns bons aninhos... :P
    O exemplo ficou bastante bom, mas também é bom salientar que podemos, por exemplo, acrescentar um pouco de sangue no char já que ele está num estado "zombie" para lhe dar um aspecto um pouco diferente... Isto foi só uma observação visto que o tema do tópico é recolors de chars.
    Bom tutorial!
    +rep
    MestreJujuba
    Veterano
    Veterano

Mensagem por MestreJujuba em Dom Jul 25, 2010 1:37 am

Becel escreveu:O tutorial parece-me bom apesar de o Photoshop CS2 já ter uns bons aninhos... :P
    O exemplo ficou bastante bom, mas também é bom salientar que podemos, por exemplo, acrescentar um pouco de sangue no char já que ele está num estado "zombie" para lhe dar um aspecto um pouco diferente... Isto foi só uma observação visto que o tema do tópico é recolors de chars.
    Bom tutorial!
    +rep

Photoshop CS2 já tem muitos aninhos xD
    Bem, devido a uns problemas que estou tendo aqui (estraguei minha placa mãe ou processador e agora estou sem dinheiro para poder comprar uma nova / um novo) meu PC não é lá muito avantajado e por isso, o CS3 aqui dá um lag insuportável.
    E sobre o sangue, assim como você disse, a aula foi basicamente sobre recolor, pixel art não é e nunca foi minha praia ^^
    Becel
    Veterano
    Veterano

Masculino Mensagens : 528
    Experiência : 3276
    Reputação : 42
    - : Mais Responsável - Oscar

Mensagem por Becel em Dom Jul 25, 2010 1:40 am

Sim, eu entendo. Eu uso CS4, mas é quase igual ao CS3...
    E quanto ao Pixel Art estás sempre a tempo de aprender! :P
    MestreJujuba
    Veterano
    Veterano

Mensagem por MestreJujuba em Dom Jul 25, 2010 1:58 am

XD
    Ainda nem testei o CS4 aqui (pra quê? Nem vai funcionar ¬¬).
    E sobre o pixelart, já tentei de tudo, mas mecher com pixels é muito irritante, nunca sai do jeito que quero \õ/

E, bem, acho melhor pararmos com os off's antes que levemos ban uahauhauhauah'
    Lhu!
    Colaborador
    Colaborador

Masculino Mensagens : 167
    Experiência : 2204
    Reputação : 20
    - : Nada :) - : nada :)

Mensagem por Lhu! em Ter Jun 12, 2012 2:59 pm

Só n entendi por que não da para visualizar as imagens. :/

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua Dez 13, 2017 5:17 am